segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A ver o mar...



Fui vê-lo, há dias, depois de um almoço no restaurante do pinhal que fica a pouco mais de dois quilómetros da ilha.Os surfistas, cheios de frenesim, faziam-se ao mar encapelado com ondas a favor. Uma maré cheia chegava à minha beira e os sonhos desfiavam-se como contas de um rosário pela minha mente.De pequenina,com dois/três anos já gostava de andar sozinha na rebentação das ondas na ilha onde chegava no barco do " Chico Alemão". Durante a viagem ia sempre debruçada à janela olhando a deslumbrante paisagem da Ria Formosa. Naquele tempo era mais formosa ainda porque os efeitos da poluição ainda não se sentiam como hoje e avistava grupos de mariscadores na apanha da ameijoa, do lingueirão, do berbigão e vários pescadores em pequenas chatas à espera que os robalos, as douradas,as safatas, as enguias picassem o isco e ficassem presas.Quão fartas foram as refeições feitas com peixe grelhado acabadinho de pescar acompanhado de salada de tomate, pimento assado e pepino temperada com azeite, vinagre e orégãos de Monchique!
A Primavera aproxima-se a passos largos e, embora o calendário não no-la deixe vislumbrar, eu espero começar os meus passeios à beira-mar e terminá-los com um bom banho de mar e dar as inevitáveis braçadas depois do convite irrecusável que o mar sempre me faz.

10 comentários:

amigona avó e a neta princesa disse...

Também aqui um grande, grande abraço de amizade...

Andradarte disse...

Engraçado...tenho uma casa na Ilha
da Fuzeta.
Era o local das minhas férias,agora....
estou por outras bandas.
Beijo

Zé Povinho disse...

Parece que o mar anda por lá a fazer das suas, mas a natureza tende sempre a renovar-se.
Abraço do Zé

pinguim disse...

A primeira postagem tua deste ano é sobre o mar. Não há surpresa, há um reencontro sempre esperado, sempre ansiado...
Foi muito bom ver-te de volta.
Beijinho.

O Guardião disse...

Ver o mar é sempre relaxante, especialmente nesta época do ano em que o mar está revolto e a temperatura não nos covida para umas braçadas.
Cumps

gaivota disse...

a primavera... ainda anda a fugir...
que bom teres ido ao mar, a ver o mar!!!
sei bem que vais sempre qaue podes, é preciso, faz falta, é como respirar e viver de novo!
e hoje, porque, "canta, camarada canta"... as "águas das fontes calai, que eu não volto a cantarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr"
bem hajas, minha amiga, sempre no meu coração!
viva zeca afonso, sempre
beijinhossssssssssss milesssssssss

C Valente disse...

Lindo
Saudações amigas

jo ra tone disse...

Isabel,
Gostaria de ir mais uma vez à Fuzeta; Conceição; e correr toda a costa algarvia.Comer aqueles carapuzinhos gordinhos, rochuchudos grelhados, acabados de sair do barquito.Por aqui,
Gosto de ir ver o mar a Buarcos também. Oferece-nos sempre bons espectáculos como descreves neste teu texto convidativo.
Beijinhos
João

O Guardião disse...

Uma saudação especial no Dia da Mulher.
Cumps

Fragmentos Culturais disse...

... quantas sensações agradáveis trouxeste de volta com estas lembranças de mar e Primavera!

Hoje o sol já deixou vislumbrar um pouco dos aromas que tanto gostamos!

Boa semana!
Um beijo,