segunda-feira, 28 de julho de 2008

Férias no Campo e na Praia

É no concelho de S.Brás de Alportel, à beira da Serra do Caldeirão ou Mú, que costumo passar as férias de Verão. Aqui torno muitas vezes durante o ano. Nas férias, divido-me entre os banhos de mar, pela manhã, e os passeios pela serra quando o sol começa a declinar no Ocidente.

Concelho de S. Brás de Alportel


A Ria Formosa e as suas praias fazem as delícias das minhas manhãs. A Quinta do Lago, a Ilha de Faro, o Ancão fazem parte dos meus percursos logo que o amanhecer me permite passear à beira-mar. Ao fundo avisto a serra do Monte Figo polvilhada de casario com as suas típicas chaminés, as figueiras, as alfarrobeiras, as oliveiras, as amendoeiras...





A Ria Formosa



Passo algum tempo na Vila de S. Brás de Alportel onde me abasteço de provisões para a família e amigos. Depois rumo a norte onde tenho o meu abrigo. Não há quem não goste de passar um par de horas no Canto do Melro, ao som de música dos anos sessenta, a saborear umas fatias de presunto, queijo, paio e outras iguarias acompanhadas de bom vinho algarvio. Sim, também há bons vinhos algarvios!






Estátua do Poeta Bernardo de Passos no Largo de S. Sebastião



Na serra, por entre rosmaninhos e estevas , percorro trilhos centenários que me levam a alguns povoados, poucos, ainda existentes. Muitas casas encontram-se abandonadas mas muitas outras estão reconstruídas de acordo com a arquitectura típica da região: telha de canudo regional ou açoteias, caiadas ou pintadas de branco.

O Rosmaninho Serrano florido



As estevas serranas floridas



Chaminé Algarvia ( feita de ladrilhos)

São assim, as casas algarvias, um só piso, muito harmonioso. Aqui ainda se respira um ar puro, ainda se ouvem os passarinhos, ainda se encontra gente simples, hospitaleira que nos recebe de braços abertos como se fôssemos seus familiares. Este outro Algarve, o serrano, é uma paixão que prometo ir divulgando apesar das férias.

Casa Algarvia
Todas as imagens são retiradas da net.

90 comentários:

Maria disse...

Tantos anos fui para o Ancão, antes de ser concessionado.... a praia era só nossa...
Boas férias, Sophiamar.

Beijinhos

Isamar disse...

Maria

Era como dizes.Há mais de trinta anos que para lá vou. Há quarenta. Era mesmo só nossa!

Beijinhos

Zé Povinho disse...

Longe da rotina da cidade e do stress do trabalho, sortuda. Eu cá vou aguçando o dente, vendo as imagens, aqui e noutros espaços, contando os dias que ainda faltam para me "evadir".
Boas férias
Abraço do Zé

Isamar disse...

Zé Povinho

Lá chegará o teu tempo de dizer adeus à rotina, ao stress e partir em busca do descanso merecido.
Depois,ficarei à espera de saber onde foi esse recanto que te retemperou do trabalho de um ano.

Beijinhos

Vb disse...

Olá Isabel!
Desejo-te uma boa estadia na nossa terra. Um bom descanso no Canto do Melro, uns bons mergulhos na formosura do nosso mar.
Aproveita tudo o que de bom puderes. Os cheiros, os sabores, as recordações! Fala com as árvores que te rodeiam, pergunta-lhes os seus segredos, conta-lhe os teus segredos, escuta os seus murmúrios. Aprecia as seculares pedras onde os nossos antepassados descansaram suores e canseiras, medos e desabafos.
Aprecia o cheiro agridoce dos nossos pinheiros, o colorido viscoso das nossas estevas, o amarelo dos tojos…Sente o cheiro da terra a abrir-se com o calor, ouve o som das cigarras durante o dia e o marulhar dos grilos à noite.
Escuta o som dos passarinhos, vê os gafanhotos saltarem no alpendre e as borboletas beijarem as tuas flores.
Desejo-te umas grandes férias. Um óptimo descanso e tudo de bom.

Um beijo do

Vitor Barros


Dizia o poeta da tua foto:

EU AMO O MEU PAÍS EMBORA SOBRE A TERRA
EM CADA HOMEM VEJA APENAS UM IRMÃO
NÓS SOMOS COMO A ESTEVA E A URZE DA SERRA
QUE SÓ FLORESCE BEM NO SEU DORIDO CHÃO




E é bem verdade!

lagartinha disse...

Olá
Aviso desde já que tenho uma certa "inveja" das pessoas que têm "terra" para onde ir nas férias.
Eu nasci em Lisboa e nunca pude dizer "vou de férias p'ra Terra..."
Não consigo escrever mais agora, pois tenho a minha criança do meio a pedir o PC...tem sido assim nos últimos dias: 4 pessoas para 1 computador! Tá difícil...
Um beijinho

Isamar disse...

Vítor, Querido Amigo, Mano Adoptivo

Como sabes, cá estou a ver os melros, um casal que me visita algumas vezes por dia,a ouvir os passarinhos, também o vento e o rumorejar das árvores, a ver e ouvir as gentes que desde sempre me acarinharam e continuam a fazê-lo.
Vim da praia, uma manhã maravilhosa, mas, à tardinha, irei até à Boiça, às Bicas da Serra, ao Moinho de Vento... e sei lá que mais.
Trago sempre uns raminhos para colocar na mesa sob o alpendre.
Cá vos espero! Para ouvir as cigarras, os grilos e muita música.
Ah, temos de conversar muito. O tempo passa tão depressa!

Beijinhos

Isamar disse...

Lagartinha

Eheheheheh!!! Fizeste-me lembrar um amigo! Pois podes sempre comprar uma casinha e ir passar férias para a terra que adoptares como tua.
Podes vir para o Algarve serrano onde ainda encontrarás uma casinha a bom preço.
Pensa nisso!
Ah, tens de comprar outro computador. Quatro pessoas é muito!
Beijinhos :):):):)

jo ra tone disse...

Excelente roteiro turístico.
Cheguei a ir à Fuzeta camping, Cabanas,...
mas desta vez a pedido do meu JP vou ao Faial.
Aproveita bem o tempo
Beijinhos
Boas férias

Elvira Carvalho disse...

Olhe só quem veio dar uma espreitadela rápida. As serras me encantam quase tanto quanto o mar.
Gostei do post. Para quem está de repouso forçado, o cheiro a rosmaninho trás uma alma nova.
Jinho

Isamar disse...

Jo Ra Tone

As praias do Sul são muito bonitas, dizem, mas eu gosto de quase todas desde Caminha.
O mar é uma paixão e seja onde for sinto uma atracção irresistível independentemente da temperatura da água.
Então vais de férias até aos Açores!? Depois voltarás para a Figueira da foz, quase tenho a certeza. É uma praia linda aí da tua zona.

Beijinhos

Boas férias

Isamar disse...

Elvira

Olhem quem ela é?! Com que então a menina, que está a melhorar a olhos vistos ( graças a Deus), já por aqui anda a fazer-nos umas surpresazitas.Que bom, Elvira!
Mar e serra são duas paixões irresistíveis. Já hoje fiz uns bons metros a nadar. Os músculos da barriga acusam.
À tardinha irei ao presunto serrano e comê-lo-ei por entre estevas e rosmaninhos.
Beijinhos

Agulheta disse...

Sophia. Boas férias,na maravilhosa Ria Formosa,no regresso boa estadia pela serra que nos trás sempre beleza do verde.
Beijinho goza bem Lisa

o escriba disse...

Isabel

Ah! Essas férias estão a ser em grande!
Sabes, às vezes costumo ir a S. Brás e, numa pastelaria perto da estátua do poeta, regalo-me com umas doçuras dessa zona. Na verdade esses lados são lindíssimos. Ainda não há muitos anos ia eu buscar água à fonte férrea e ficava sempre encantada com o que via! O nosso Algarve tem recantos mesmo belos.

bjinhos
Esperança

Anónimo disse...

Ah, Bela Terra... Kiss

Espaço do João disse...

Olá Isabel.
Esta não é a minha terra de nascimento. No entanto de modo algum trocaria este belo pedaço do nosso Portugal, por outro sítio qualquer. Depois de Reformado tive oportunidade de voltar às origens, até porque havia lá um bocadito de terra que dava para fazer uma casita para mim e,para minha mulher. Só eu sei o que penei para ter este meu castelo e, não seria por meia dúzia de tostões que ia deixar o recanto que sempre sonhei. O Alentejo é para mim um pouco do meu corpo e,como sabes não podemos cortar nosso corpo em bocados. Conheço toda esta gente, são hospitaleiros. Fui um dos pioneiros desta cidade, via nascer, crescer e tornar-se o que hoje é. Também fui autarca e todas essas situações vincula-nos ao local onde vivemos. Conheci este local com arrozal e, muito cereal. Quanto aos ceareiros infelizmente os grandes latifundiários, governaram-se à vontade, pois em vez de fazerem culturas alternativas, foi um fartar vilanagem com os subsídios da C.E.E. . Compraram-se grandes carros, fizeram-se imensas mansões,os terrenos de sobreiros deixaram de ser arroteados, pinhais abandonados etc.etc.etc. Os cereais não são mais caros que comprados no estranjeiro, simplesmente já não há amor à terra. Eu tenho uma avença com um destribuidor de combustíveis e vejo por este Alentejo grandes esplorações de vegetais e, flores em que os principais trabalhadores são engenheiros e técnicos agrários. Somemente o pessoal de seleção e embalagem de productos são portugueses. Se eles estão cá e, com um terreno seco conseguem produzir , porquê nós não fazemos o mesmo? Isto daria muito pano para mangas, o que não nos é possível esplanar neste nosso espaço. O Português infelizmente só está à espera de subsídios do estado, esquecendo-se que o estado somos todos nós. Agora, faço-te um convite. Quando regressares de férias, uma vez que estás em S. Brás de Alportel, envia-me uma mensagem e passa pelo meu castelo. Descanças um pouco, bebes um refresco e, depois continuas viagem. Certo? Fico à espera, depois dou-te o meu nº de telefone e, de certeza que nos encontramos. Um beijo E continuação de boas férias.

Papoila disse...

Olá!
Lindas fotos! Adorei o rosmaninho em flor!
Férias entre o mar e a serra!
Este é o verdadeiro Algarve!
Beijos

Fátima disse...

Amiga,

Que bela viagem... que lugares lindos... obrigada pela partilha...
Fotos lindíssimas!

:-) Um beijo

Graça Pires disse...

Belas fotos de uma zona do Algarve ainda preservada. Conheço as prais da ria Formosa. É tudo lindíssimo por aí. Boas férias e sê feliz. Um beijo.

Ana disse...

Que bom saber-te em férias e dividida entre a serra e o mar.
Aproveita bem... e, quando puderes, deixa ficar um pouco do cheiro do rosmaninho serrano.
Um beijo para ti, amiga.

Pena disse...

Sensacional e Preciosa Amiga:

Lugares ímpares e paradisíacos que merecem a sua atenção e encanto.
Imensos de dignidade que se afirmam ternamente e que a conquistaram, fazendo parte do seu eterno e maravilhoso sorriso belo e profundo de admiração.
Excelentes recantos que a merecem e parecem falar carinhosamente consigo.
Beijinhos de fascínio pela pureza e genialidade imensas
Beijinhos amigos

pena

Boas Férias. De sonho!

gaivota disse...

isabel querida "serrana", encantei-me com as tuas fotos...
prefiro a minha zona, como sabes, mas agradou-me esses ares de serra e mar e os cheiros campesinos, que misturarei com a minha maresia...
estou quase a mergulhar na "nha praia"... e deixar o resto das tralhas por aqui!
boas férias, minha amiga, diverte-te e vem um bocadinho a norte, ao centro...
beijinhos grandesssssssss

Teste Sniqper disse...

Aqui nasceu o Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

Mariazita disse...

Conheço relativamente bem o Algarve, de modo que limitei-me a seguir o itinerário, recordando.
Para quem não conheça, este passeio tão bem pormenorizado, com tantos detalhes, é uma informação preciosa.
Gostei, e portanto, voltarei.
Continuação de boas férias.
Beijinhos
Mariazita

Fernando Santos (Chana) disse...

Cara amiga, belas fotografias...Belo texto...Votos de cotinuação de boas ferias...
Beijos

Isamar disse...

Agulheta

As férias, este ano, são passadas exclusivamente no meu Algarve, que tanto amo.Mas Portugal inteiro é lindo. Tem paisagens deslumbrantes. Em Setembro, já a trabalhar, sairei um fim de semana.

Beijinhos mil

Isamar disse...

Escriba Amiga

Essa pastelaria tem doces irresistíveis.Quanto a mim, dos melhores bolos regionais do Algarve.
Quanto à fonte férrea,conhecida em todo o país, tem uma boa água. É só chegar lá e encher o garrafão.

Beijinhos

Isamar disse...

Ludo, Miguito

A nossa região é linda.E nós, dois bombons. Ahahahaahah!

Beijinhos

bettips disse...

Ah...cá estão as flores da serra e o cheiro desse interior tão bom de cheirar. Que felicidade!
Se o meu canto tivesse pernas, iria por aí abaixo, no mapa: pararia donde, numa serra, ao longe se visse o mar. E saindo, o fosse acariciar. Sorte tua, a de teres os dois amores à mão. E dá-me um pouco uma nostalgia de "Canto do Melro" que o meu, probrezinho, num prédio velho se instala, e se esforça entre ruído de pneus.
(por isso quando saio uns dias parece-me milagre e "bebo" tudo como tolinha... É Córdoba, ainda e há muito por mostrar, uma cidade feliz e sossegada! De resto, assim faço férias, pouco tempo, mas mais económicas que a tolice dos "algarves" aos molhos e a assaltarem os bolsos. À ida passei por Serpa, à vinda por Tavira...)
Boas férias, pensa nos que gostam de verdade, da terra, das coisas da natureza, vê e sente por mim...
Bjinhos

hfm disse...

Fizeste-me lembrar da estrada antiga quando a ida para o Algarve - Faro passava sempre por S. Brás de Alportel. Magníficas fotos. Boas férias.

Isamar disse...

João

Quanto não vale uma amizade assim. Comoveste-me, amigo! E tenho andado tão triste! Eu sou algarvia e passo férias a norte da cidade onde vivo. Regresso para sul e não para norte. Mas aponta aí que quando passar pela tua cidade visitar-te-ei. Telefonarei para tua casa ( obrigada) falarei contigo e/ou com a tua jóia e combinaremos o encontro. A quatro!
És uma daquelas jóias raras também. Ainda as há na blogosfera. E na vida real porque tu és bem real. Olha,quando vieres para sul, telefona-me. Tenho um jardim lindo e sabes quem me motivou para isso? Foste tu. Ele já existia mas estava quse decrépito. Tinha relva e pouco mais.
Quanto ao Alentejo, repito, é uma região que amo.Há algum tempo que por aí não passeio. A última vez que por aí fui, contei-te depois, parei à conversa e fiz uma amiga que tendo nascido no Alentejo , tem casa de férias e Albufeira. está quase a chegar.
Beijinhos

Bem hajas! A honestidade não tem preço!

Isamar disse...

Papoila, Amiga!

É neste outro Algarve, o serrenho, que eu me sinto como peixe na água. sou uma montanheira na verdadeira acepção da palavra.Quero preservar estes usos e costumes que pouco a pouco se vão perdendo e continuar a viver como esta gente que me criou.

Beijinhos

Isamar disse...

Fátima

Bem hajas, amiga, pelas doces palavras que me deixas.
Semeias afectos por onde passas.

Beijinhos

Isamar disse...

Graça Pires

Portugal é, todo ele, muito bonito. Tem recantos paradisíacos e pessoas maravilhosas. Tu és uma delas, Gracinha.

Bem hajas!

Beijinhos

Isamar disse...

Ana, Amiga da Encosta

Enquanto puder, deixarei um cheirinho a rosmaninho e alfazema nesse lugar que sempre me acolheu tão bem. Sinto-me em casa na tua encosta.

Mil beijinhos

Obrigadaaaaa!

Isamar disse...

Pena, Querido Amigo!

Estes lugares onde nasci são paradisíacos mas os lugares de onde me escreves também o são. Temos o privilégio de viver num cantinho muito bonito que mais bonito fica quanto mais simpáticas, tolerantes, humildes, doces são as pessoas. Tu és assim. Por isso te considero um grande amigo. Conheço bem a tua terra, a S.. Gentes hospitaleiras!

Beijinhos

Isamar disse...

Gaivotinha, Amiga!

Este Algarve, o da rota da cortiça, do mel, do medronho, é lindo e permanece quase tão puro quanto nasceu. Aqui, ainda vamos sendo parentes e acolhemos os forasteiros como se filhos da terra fossem.
No entanto, apaixonada pelo mar como sou, adoro a Nazaré, o Sítio onde venero a Srª da Nazaré e onde não falho sempre que por aí passo. Na Ermida da Memória rezo e, depois,desço até à janelinha e, grata, observo o mar que também nos dá o pão.

Beijinhos mil

Bem hajas!

Pipinha disse...

Olá querida amiga Sophiamar,
gostei muito destas belas fotos! Desejo-lhe uma óptimas férias!
Vou de férias também, mas não me esqueço dos amigos, transporto-os no coração. Você uma boa amiga. Obrigada! Até breve.
Beijinhos carinhosos e abraço meiguinho.

Isamar disse...

Ressaca

Passarei em breve por esse espaço.Se agita as águas da passividade, então é bom.

Beijinhos

Isamar disse...

A Casa da Mariquinhas

Eu sou suspeita a falar do Algarve porque amo a região que me viu nascer,aqui cresci e aqui aprendi quase tudo quanto sei.O nosso país é lindo e as gentes serranas, campesinas( montanheiras) são do melhor que conheço.

Beijinhos

Bem hajas!

Isamar disse...

Fernando Santos ( Chana)

Amigo, a tua passagem por aqui é sempre bem-vinda.Faço férias em casa, na terra, entre a serra e o mar. Um "mundo" belo e apaixonante.

Beijinhos

Bem hajas!

Isamar disse...

bettips

A minha terra é linda talvez porque eu a olhe com paixão.Há muitos cantos paradisíacos neste mundo e tu no-los dás a conhecer através das excelentes fotografias que fazes.Estiveste à minha beira na doce Tavira onde se comem uns bolinhos regionais deliciosos e onde há praias de águas límpidas e mornas cujo mar vem beijar-nos os pés, acariciar-nos a pele, convidar-nos ao mergulho. Aqui na beira serra vejo uma nesga de mar, cheiro a terra de onde brotam os figos e as alfarrobas, as amêndoas e as azeitonas, onde os melros debicam deliciosamente as sementes que lhes dou.

Beijinhos

Bem hajas, amiga!

Isamar disse...

hfm

É à beira dessa estrada que passo grande parte dos meus dias e foi também à sua beira que vim ao mundo e vi a luz do dia pela primeira vez.

Beijinhos

Bem hajas!

Isamar disse...

Pipinha

Mereces umas férias deliciosas. Voa sem demora em busca do paraíso que escolheste para passar os primeiros dias de férias. Gosto muito de ti. És linda, meiga, doce como gosto. Foste a mais recente amiga e estás já no meu coração.

Bem hajas!

Mil beijinhos

MPS disse...

Somos todos suspeitos quando falamos da nossa terra. Mas se lhe queremos assim é porque ela merece - é a conclusão que eu tiro.

Há tanta paz e harmonia nestas suas palavras!

Um abraço

gaivota disse...

és uma lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
mil brijinhodddddddd

António Inglês disse...

Sabel

De férias não te invejo pois eu não tenho feito outra coisa... embora neste caso me esteja a referir a férias da Net.
Há muito que deixei de visitar os amigos, mas nunca os esqueci. Por uma razão ou por outra, nem sei. Acho que simplesmente por cansaço de por aqui andar e nada mais.
Sabia que estavas mesmo de férias pois tinhas-me dito e não sei se por lá andas ainda. Seja como for espero que estejam TODOS bem que eu cá vou fazendo por isso.
Fiquei um pouco nostálgico com as fotos e com a descrição das praias que frequentas pois este ano provavelmente não iremos ao Algarve passar uns dias de férias. A ver vamos.
Hoje apetecia-me ficar aqui a escrever, coisas sem nexo talvez, mas não pode ser.
Fica bem, arranja um tempo mesmo para descansar pois nem sempre em férias se descansa.
Um grande abraço e mil beijinhos de saudades.
António

Vb disse...

Olá Isabel!

Obrigado pela tua presença. Obrigado por teres desperdiçado preciosos momentos das tuas férias. Os meus amores-perfeitos adoraram a tua simpatia e o terem-te conhecido.
Correu tudo bem e a parte final foi muito emotiva. Acho que houve quem chorasse…

Um grande beijo para ti e um grande obrigado pela tua presença.

(Hoje estou incontactável..Deixei o telemóvel esquecido em casa)

Isamar disse...

mps

A minha serra e as suas gentes, nas quais me incluo com muito orgulho, ainda vão conseguindo manter os seus usos e costumes,a hospitalidade que sempre caracterizou quem por estas bandas nasceu ( as portas continuam abertas), a alegria contagiante, a genuinidade que vem de tempos remotos.
Sou suspeita, sei, embora tente alguma imparcialidade, a possível,por isso não devo dizer mais.

Um abraço.

Boas férias!

Isamar disse...

Gaivota Amiga

Bem hajas, S.!

A tua amizade e alegria são-me imprescindíveis.

Mil beijinhossssssssssssssss

Isamar disse...

António, Amigo!

Fizeste bem! Meteste férias da net e regressaste renovado. Não te agarres muito a isto porque , às vezes, prendemo-nos tanto que nem férias podemos tirar. Da net, claro! Quanto às outras, embora diga que as estou a gozar não o sinto em termos de trabalho porque esse não falta por aqui. Ainda hoje, que não fui à praia,não fiz outra coisa. A partir de amanhã, vai ser um rodopio que só abrandará no dia 12. No entanto, até ao fim do mês não pararei.
Em Setembro, tirarei uns dias para um dolce far niente.

Diverte-te muito, com saúde, em família.
Beijinhosssss

Isamar disse...

Vítor, Mano Adoptivo, Conterrâneo

Não me voltes a falar de momentos "desperdiçados" contigo e com os teus dois lindos amores-perfeitos.Foi com muito gosto que estive convosco. E continuarei a estar. Gostei muito da vossa filhota, uma doce menina, muito simpática,e da tua mulher. Linda, simpática, doce. Estás entre duas flores mesmo e merece-lo. Tive pena de não ter podido ficar até ao fim, que previa emocionante, mas o tempo de exposição foi longo e fiquei em cuidados com quem tinha deixado em casa.Gostei muito e particularmente da tua exposição e do método utilizado.
Calculava que a parte final iria ser muito emocionante e lamento não ter podido assistir. Comover-me-ia como sempre me acontece quando leio aquele post.
É com muito orgulho que te conheço, que conheço parte da tua família mais directa.
Logo que possa, contactar-te-ei.
Beijinhos para todos.

Bem hajas!

p.s. Quero saber o resultado final. Houve classificação?

Teste Sniqper disse...

Aqui nasceu o Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

lagartinha disse...

Vim visitar...
Posso "roubar" a janela e a chaminé?
Para dar um ar de campo ao meu chalet?

Se de facto comprasse uma casita de campo no Algarve, seria com toda a certeza numa zona que ainda não tivesse sido descoberta pelo bicho a que se chama turismo...Lembro-me de em miúda ter ido com os meus Pais ao Algarve e acompanhados de "locais" almoçado num restaurante, no meio da serra, não me lembro bem onde, mas partimos de Portimão...só sei que o lugar era lindo, com uma paisagem espectacular, de verde e verde até perder de vista.

Se tivesse dinheiro, no entanto, era para Ferreira do Zêzere que iria construir o meu refúgio. Era de lá o meu Bisavô materno e foi também o lugar onde passei as melhores férias da minha vida, as únicas onde estávamos todos.

Beijinho

Isamar disse...

Ressaca

Passarei em breve pelo teu espaço.

Bem vindo à blogosfera.

Beijinhos

Isamar disse...

Lagartinha

Podes levar o que quiseres do meu blog. As imagens são retiradas da net mas se fossem minhas era com o maior prazer que tas dava.
Quanto à casinha no campo, daqui vejo os cerros cobertos de arvoredo que o último grande incêndio no sítio não conseguiu levar, ouço os galos, os passarinhos, logo pelo romper da aurora tenho a visita dos melros e o cheiro da terra chega semelhante ao de há décadas.Há uma mistura que quase não consigo identificar mas tem mistura de amêndoas, alfarrobas, azeitonas, figos...

Beijinhos

Manuel Veiga disse...

não resito ao cheirinho a rosmaninho... e à flor delicada das estevas1

belíssimas fotos.

beijos

amigona avó e a neta princesa disse...

Minha querida hoje ao passar por aqui fiquei muito bem...revi amigos de que gosto muito e vejo-te , a ti, de férias em sitios tão bonitos!Que tudo corra bem, amiga! Fizeste-me sorrir com o rosmaninho...por onde anda essa doce amiga que nos deixou mesmo?
Passei para te deixar um milhão de beijos e nem vou conseguir visitar mais ninguém...nem sei se consigo deixar-te este comentário..se ficar,fica também a minha AMIZADE...beijos...

Anónimo disse...

Partilho destas tuas preferências :):)mas só a partir do dia 1 de Setembro ;)

Tudo de bom.

Elvira Carvalho disse...

Bom fim de semana amiga. Sabe que tenho uma foto junto os busto do poeta?
Um abraço

C Valente disse...

Boas férias
Saudações amigas

Espaço do João disse...

Pois bem, hoje foi um dia de pesadelo. Como é sábado, gosto de estar um pouco à volta desta maluca máquina. Qual não foi o meu espanto quando verifiquei que tinha o meu blog inacessível. Fui a casa do meu vizinho e, idem, vou a casa de outro, a mesma situação.Leva-me a crer que o mal não foi dos computadores mas, sim dos servidores.Só depois das 20 horas é que a situação normalizou. recebi o Mail e, estou à espera que passes por estas paragens. A cidade está a ficar muito bonita mas, muito há ainda por fazer. Espero que essas férias sejam repousantes e nada de gastar muitos euros. Estamos em plena crise ( só para alguns ). Quanto às flores, estão a portar-se bem, graças a um furo que tenho no meu castelo. Sempre é mais barato que a água da rede e, não tem lexiviados. Um beijo João

Isamar disse...

Herético

Irresístiveis as flores da minha serra. De tão belas!

Beijinhos

Isamar disse...

Amigona

A tua passagem por aqui deixa-me sempre muito feliz. Tal como a Rosmaninho, também tu és parte imprescindível e imperdível do património afectivo que aqui fui construindo. Serás sempre a minha amiga grande.
Deixo-te mil beijinhos. Desses, metade vão para a tua princesa.

Bem hajas!

Isamar disse...

aflores

Será que vens em Setembro para o Algarve? O serrano é lindo.
Beijinhos

Isamar disse...

Elvira, Amiga:

Tens uma fotografia com o meu poeta? Tirada há quanto tempo?

Beijinhos

Bom Domingo!

Isamar disse...

Cvalente

Agradeço a tua visita, amigo.
Bom domingo!

Beijinhos

Isamar disse...

João:

O meu computador não me deixava entrar no teublog e noutros de alguns amigos. Depois, por volta das dezassete horas, lá consegui entrar. Estava aborrecida mas tudo acabou em bem.
As minhas flores , como sabes, vão de vento em popa. Rego-as com água do poço. É que também tenho um poço para além da relva e das flores.

Beijinhos

anamarta disse...

Passei para te agradecer atenção e carinho demonstrados, estou voltando, aos poucos, porque embora esteja melhor, os dedos ainda não estão totalmente recuperados. Já tinha saudade.
Um beijo e boas férias

Isamar disse...

Anamarta

Nada tens a agradecer, amiga. Pouco ou nada fiz.Desejo as tuas melhoras e só muito lentamente deves regressar à blogosfera. Todo o cuidado é pouco e nós, os amigos, queremos-te bem recuperada.

Beijinhos

Bom domingo!

Pena disse...

Extraordinária Amiga:
Um conjunto de excelentes motivações e de imensa beleza para passar umas Boas Férias.
Sensacionais paisagens de sonho, situções apelativas para disfrutar um merecido descanso.

Possui um bom gosto admirável em todas as circunstâncias da vida e também nas opções fantásticas que selecciona com fascínio.
Mais que as palavras:
UMAS MARAVILHOSAS FÉRIAS, amiga.
Disfrute da imensa beleza que esses locais paradisíacos pode oferecer.
Um Post Lindo!
Beijinhos amigos de estima e respeito que lhe dirijo com sinceridade
Divirta-se a valer.

pena

Filoxera disse...

Bem, que bela reportagem! Que vontade de partir (ou abalar...) já.
Beijos!

Isamar disse...

Pena:

Obrigada, amigo, pelas palavras que com tanto carinho me deixas. Fazes da blogosfera um espaço de afectos tal como defendo. Que as tuas férias sejam, também, um tempo de alegria,partilha de amizades, descanso...

Bem hajas!

Beijinhos

Isamar disse...

Filoxera

A serra algarvia faz parte do Algarve que poucos conhecem mas é tão fascinante quanto o litoral. As serras cobertas de vegetação, o canto dos pássaros e as gentes que nela habitam, deixam-nos seduzidos ao primeiro contacto.

Beijinhos

DE-PROPOSITO disse...

O 'canto do melro'. Tomei nota. Pode ser que aconteça.
Fica bem.
e que a felicidade esteja contigo.
Manuel

aramis disse...

Olá minha querida amiga!
Ha muitos anos que não vou até ao Algarve, vou ficando aqui por S.Martinho e não arranco daqui, mas com a tua descrição, relembrei bons momentos e até me apeteceu um destes dias rumar até ao Sul...
Desejo-te umas boas férias e segue daqui um grande beijinho,

Anita disse...

Minha querida amiga há algum tempo que não vinha aqui comentar pois não conseguia entrar. Não sei o que se passava mas hoje depois de teres comentado no meu cantinho resolvi insistir e finalmente depois de algum "custo" consegui entrar.
Que belas imagens nos deixas aqui deste nosso Portugal tão belo. Que belo texto e que ao mesmo tempo serve de convite a umas férias tanto na serra como na praia.
Amiga obrigado por me teres visitado e volta sempre pois sabes que és muito bem vinda. A porta está sempre aberta.
Muitos beijinhos e um belo entardecer.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

gaivota disse...

querida isabel, daqui deste mar lindo e dum areal sem fim venho deixar um pouco de maresia e o pilipar das minhas princesas que continuam a dormir aqui em frente à minha casa, ao amanhecer chega o povo e... lá vão elas, rumam para sul, para onde há mais sossego...
beijinhosssssssssssssss

Isamar disse...

De-propósito

No Canto do Melro o tempo passa lentamente. Assim vão as férias.

Beijinhos

Isamar disse...

Aramis

O Algarve serrano tem outro encanto. As estevas, os tojos e os rosmaninhos enchem-no de encanto, cor e aroma. Vale a pena vir até ao sul.

Beijinhos

Isamar disse...

Anita

És sempre bem-vinda.Tenta entrar, força a porta e deixa umas palavrinhas.

Bem hajas!

Beijinhos

Isamar disse...

Gaivota, amiga

Esse areal tem grande encanto. Da Ermida da Memória, observá-lo, dá-nos a ideia da beleza com que a Mãe-Natureza dotou a Nazaré.

Milagre de Nossa Senhora.

Beijinhos

Bem hajas!

greentea disse...

tbestou quase de partida para um lugar quase assim ... só que a arquitetura é outra e o clima tb
mas respira-se ar puro e podem colher-se ainda pétalas de rosa ou folhas de figueira biológicas com que faço licores deliciosos, para aquecer a alma no Inverno!

Isamar disse...

Greentea

Que as férias sejam tão retemperadoras quanto desejas e precisas. Ainda há espaços assim!

Beijinhos

Anita disse...

Amiga querida não deixes morrer esse anjo que há dentro de cada um de nós... esse anjo chamado Amor. Esse anjo que dá toda a luz necessária para a nossa vida.


Muitos beijinhos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Mariazita disse...

Esta minha visita de hoje destina-se a fazer um convite:

A partir do dia 5 de Agosto tenho o prazer de colaborar com o
SEMPRE JOVENS
Espero e agradeço, desde já, a vossa visita e comentário.

Voltarei tão breve quanto possível.

Beijinhos

Belisa disse...

Olá :)

tenho vindo aqui várias vezes, e gosto do que vejo e leio e por isso hoje não resisti em deixar os meus

Beijinhos estrelados

Isamar disse...

Anita
Assim desejo. Que esse anjo permaneça vivo dentro de nós.

Beijinhos

Bem hajas!

Isamar disse...

A Casa da Mariquinhas

Passarei pelo espaço que sugeres.

Beijinhos

Boa sorte!

Isamar disse...

Belisa

Bejinhos estrelados para ti também.

Bem hajas!